Associe-se
Acordos Coletivos
Benefícios
Categorias Representadas
Convênios
Convenções Coletivas
Contribuições Online
Diretoria
Galeria de Fotos
Vídeos
História
Homologação Online
Informativos
Notícias
Newsletter
Denuncie
Fale Conosco
 
 
 
 

Guaíra   •  

 
Quebra da safra de cana já soma 3,6%, apura Unica
Data: 05/10/2010

As condições climáticas desfavoráveis já acumulam uma perda de 3,6% na safra da cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil para esta temporada, segundo apurou a Unica - União da Indústria de Cana-de-açúcar em seu mais novo balanço de safra divulgado nesta tarde (4).


Segundo nota divulgada à imprensa, a safra da cana na região Centro-Sul neste ano já soma 417,20 milhões de toneladas processadas, crescimento de 19,5% para igual período do ano passado, porém, os números da produção não se mantém tão em alta devido à queda de produtividade, decorrente da longa estiagem que atingiu a principal região produtora de cana-de-açúcar.


Na primeira quinzena de setembro o volume de moagem nesta região atingiu 37,05 milhões de toneladas, queda de quase 12% em relação à quinzena anterior. De acordo com a nota, a "retração se justifica principalmente pelas chuvas que, ainda que de maneira tímida e heterogênea, retornaram ao Centro-Sul na primeira quinzena de setembro".



Apontando dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) a Unica mostra que a quebra agrícola na primeira quinzena de setembro, comparando-se com o mesmo período de 2009, foi de 11,1%.

Para o Diretor Técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, "a chuva observada em algumas regiões produtoras no mês de setembro não deverá interromper a queda na produtividade da cana no curto prazo, pois se trata de um fenômeno em que o efeito não é instantâneo".

 

A Unica trabalha com perspectivas que apontam para a permanência de chuvas na região Centro-Sul do País até o início de outubro, quando o clima seco retorna com precipitações abaixo da normalidade climatológica para a maior parte da região produtora. "Caso essas previsões venham a ser confirmadas, o cenário de produção e moagem permanecerá inalterado", concluiu Rodrigues.



ATR / Mix de produção



O ATR - Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de cana-de-açúcar colhida e processada nesta safra atingiu 140,31 kg, número 6,41% superior ao observado no mesmo período da safra 2009/2010 (131,86 kg de ATR).


Já o mix de produção continua mais alcooleiro. Do total de cana processada pelas usinas do Centro-Sul até 15 de setembro, 45% foi destinada à produção de açúcar, hoje totalizada em 25,13 milhões de toneladas de cana-de-açúcar; e 55% destinada à produção de etanol, com 18,80 bilhões de litros produzidos, sendo 13,82 bilhões de hidratado e 4,98 bilhões de anidro.


Fonte: Agência UDOP de Notícias
 
•  Leia mais notícias
 
       
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Etanol, Biocombustível,
Quimicas, Farmaceuticas e Plásticas de Guaira e Região

Sede: Avenida 15, 290 - Centro - CEP 14.790-000 - Guaíra / SP
Fone (17) 3331-4609  //  contato@stiguaira.com.br