Associe-se
Acordos Coletivos
Benefícios
Categorias Representadas
Convênios
Convenções Coletivas
Contribuições Online
Diretoria
Galeria de Fotos
Vídeos
História
Homologação Online
Informativos
Notícias
Newsletter
Denuncie
Fale Conosco
 
 
 
 

Guaíra   •  

 
Começou a Campanha Salarial e Social dos Trabalhadores no Setor do Álcool Etanol 2013/2014
Data: 13/03/2013

TRABALHADORES DO SETOR DA FABRICAÇÃO INDUSTRIAL DO ÁLCOOL / ETANOL REIVINDICAM A INFLAÇÃO DO PERÍODO (*6,67 pelo INPC estimado) + 5% DE AUMENTO REAL

 

O Sindicato do Álcool de Guaíra , através do seu presidente Célio Pimenta, reuniu em Seminário de Negociação Coletiva, que está sendo realizado na cidade de Bauru SP, nos dias 12 e 13 de março de 2013, dirigentes e lideranças sindicais de todo o estado de São Paulo, representando mais de 35 mil trabalhadores nas indústrias de fabricação do álcool/etanol, deliberam a pré-pauta de reivindicações da categoria, que será apresentada, nos próximos dias, para avaliação das bases dos sindicatos filiados à FEQUIMFAR, em todas regiões do estado. Destaques da pré-pauta de reivindicações:

 

 Reajuste: Inflação do Período (6,67% - INPC estimado) + 5% de aumento real

 

 Piso salarial: R$ 1.250,00

 

 PLR: 02 pisos normativos

 

Assembleias para avaliação e aprovação das reivindicações

 

Nos próximos dias, até 8 de abril, os Sindicatos filiados à FEQUIMFAR, que integram a Campanha Salarial e Social desse ano, estarão realizando suas assembleias, junto aos trabalhadores de suas bases, em todas as regiões do estado de São Paulo, para avaliação e aprovação da pré-pauta de reivindicações da categoria. No dia 9 de abril haverá assembleia na sede da FEQUIMFAR e em seguida, se aprovada, a pauta será entregue aos representantes patronais, UNICA (União da Indústria de Cana de Açúcar).

 

 “Lembramos que nos últimos anos, o setor de fabricação do álcool/etanol tem sido destaque internacional e é líder na exportação mundial do Biocombustivel. Dados como esse, junto às ultimas medidas tomadas pelo governo, com a previsão de que sejam reduzidos impostos para o setor, devem contribuir incisivamente na conquista de reajustes significativos para os trabalhadores do setor”, declara Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR.

 

 

 O Seminário de Negociação Coletiva dos trabalhadores nas indústrias de fabricação do álcool/etanol está sendo realizado, entre os dias 12 e 13 de março de 2013, na cidade de Bauru. O mesmo é coordenado pela FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico).

 

No evento, estão presentes representantes sindicais de Mato Grosso do Sul, Minas Geais e 12 regiões do estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araras, Bauru, Botucatu, Guaira, Ipaussú, Itapetininga, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

 

"Neste Seminário, estamos avaliando as medidas governamentais, referentes à previsão de redução dos valores do PIS/Cofins sobre o etanol, além de uma série de dados econômicos do setor, como produção e produtividade, índice de emprego, importação e exportação de etanol", explica Jurandir Pedro de Souza, tesoureiro geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região.

 

“O movimento sindical já conquistou muitas melhorias para a classe trabalhadora, como FGTS, adicionais, direito às férias, PLR, além de outros direitos que também proporcionam melhores condições na vida de todo cidadão. Nesta campanha, queremos unificar as cláusulas de saúde e segurança do trabalho, garantindo com que todos os trabalhadores do estado sejam contemplados”, declara Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região.

 

Principais Bandeiras de luta:

 

 Reposição das perdas salariais

 

 Aumento real  PLR (participação nos lucros e/ou resultados)

 

 Fim da rotatividade da mão de obra

 

 Direito à qualificação e requalificação profissional

 

 Melhoria nas condições de saúde e segurança

 

 Igualdade de oportunidades

 

 A FEQUIMFAR e seus sindicatos filiados representam mais de 35 mil trabalhadores distribuídos nas usinas e destilarias de álcool/etanol em todo o estado de São Paulo, sendo 1º de maio a data base da categoria.

 

 
•  Leia mais notícias
 
       
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Etanol, Biocombustível,
Quimicas, Farmaceuticas e Plásticas de Guaira e Região

Sede: Avenida 15, 290 - Centro - CEP 14.790-000 - Guaíra / SP
Fone (17) 3331-4609  //  contato@stiguaira.com.br