Associe-se
Acordos Coletivos
Benefícios
Categorias Representadas
Convênios
Convenções Coletivas
Contribuições Online
Diretoria
Galeria de Fotos
Vídeos
História
Homologação Online
Informativos
Notícias
Newsletter
Denuncie
Fale Conosco
 
 
 
 

Guaíra   •  

 
Usina Guaíra participa de Atlas Ambiental
Data: 24/08/2011

A Usina Guaíra está participando do Atlas Ambiental, do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental da Basf, uma publicação ilustrativa e informativa, que será inserida no currículo escolar do aluno do ensino público do município. Professores serão treinados para usá-lo nas aulas, onde os alunos terão uma interação importante com o ambiente à sua volta. O atlas já foi implantado em outras regiões: citrus (Bebedouro - Coopercitrus), soja (Campo Mourão - COAMO) e agora a Basf necessitava de uma empresa do setor sucroenergético que se destacasse em questões ambientais. "O papel da Usina é ajudar na implantação deste projeto em conjunto com a Prefeitura Municipal e a Basf, destacando as características, sociais, econômicas, culturais e ambientais do município de Guaíra. Fomos escolhidos em função da representatividade socioambiental da empresa, através dos projetos ambientais e de práticas agrícolas sustentáveis", explica Gustavo Villa Gomes, diretor agrícola da Usina.

 

   A unidade realiza 100% de colheita de cana crua há quatro anos, reflorestamento espontâneo de áreas, possui a CIPAE (Comissão Interna de Prevenção a Poluição da Empresa), monitoramento interno, faz Controle da poluição atmosférica, coleta seletiva, gerenciamento e reutilização de resíduos, pormove a conservação das áreas de preservação permanente, educação ambiental, utiliza tecnologias ambientais, apoia o Protocolo Agroambiental e realiza atividades sustentáveis.

 

   Segundo Villa Gomes, para a Usina o Atlas Ambiental vem para consagrar todo esforço realizado por sua equipe, na manutenção da sustentabilidade. "Para o município o Atlas é uma excelente ferramenta de ensino, que visa mostrar aos alunos da rede municipal e estadual de ensino, desde a esfera macro até o local onde eles residem e o seu papel, como cidadão no planeta, ressaltando que suas ações no hoje refletirão em seu futuro".

 

   O projeto do Atlas iniciou em novembro de 2008 e até o momento, todas as informações foram levantadas e avaliadas para a elaboração da publicação, que já está em fase de revisão final. "A capacitação dos professores ocorreu no final do mês de julho para trabalho deste material junto aos alunos e o lançamento acontecerá em meados de novembro", ressalta.

 

Fonte:http://www.canaweb.com.br/conteudo/noticia.asp?area=Producao&secao=Exclusivas&ID_Materia=44173

 
•  Leia mais notícias
 
       
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Etanol, Biocombustível,
Quimicas, Farmaceuticas e Plásticas de Guaira e Região

Sede: Avenida 15, 290 - Centro - CEP 14.790-000 - Guaíra / SP
Fone (17) 3331-4609  //  contato@stiguaira.com.br