Uma ação conjunta de prevenção a incêndios criminosos nos canaviais está mobilizando representantes das áreas agrícola e ambiental das usinas associadas à Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia. Segundo a Biocana, o trabalho tem o objetivo de identificar possíveis focos de queimadas criminosas bem como os responsáveis por atear fogo indiscriminadamente.
Para viabilizar as ações, as usinas deverão compartilhar as estruturas de combate ao fogo (como caminhões-pipa, rádios de comunicação, helicópteros e outros equipamentos) e o efetivo de brigadistas.
Estão sendo realizadas várias reuniões estratégicas com as equipes técnicas para que o plano da força-tarefa seja colocado em prática o mais breve possível. “O setor sucroenergético sempre foi muito unido nas questões que visam garantir a preservação do meio ambiente. Com esta ação mútua, esperamos que os números de focos de incêndio criminosos nesta época de estiagem diminuam e, com eles, os prejuízos nas lavouras que são queimadas antes do período de maturação sejam minimizados", comenta a presidente da Biocana , Leila Alencar Monteiro de Souza.
Apoios
O plano de combate a incêndios criminosos também tem o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, que já está orientando as equipes das brigadas mantidas pelas usinas a realizar aceiros e estabelecer pontos de monitoramento em áreas estratégicas. “Vemos muita boa-vontade do setor sucroenergético em resolver a questão das queimadas e sempre vamos estar ao lado dos empresários, oferecendo orientação para agirmos preventivamente”, afirmou o comandante da Polícia Ambiental da região de São José do Rio Preto, Capitão Olivaldi Azevedo.
Fonte:www.jornalcana.com.br/conteudo/noticia.asp?area=Producao&secao=Exclusivas&ID_Materia=43960