Associe-se
Acordos Coletivos
Benefícios
Categorias Representadas
Convênios
Convenções Coletivas
Contribuições Online
Diretoria
Galeria de Fotos
Vídeos
História
Homologação Online
Informativos
Notícias
Newsletter
Denuncie
Fale Conosco
 
 
 
 

Guaíra   •  

 
Centrais ameaçam ir à Justiça se governo não negociar mínimo
Data: 14/01/2011

As centrais sindicais pretendem recorrer à Justiça na próxima terça-feira se o governo não abrir negociações, até segunda, com relação ao salário mínimo, ao reajuste dos aposentados, e à correção na tabela do Imposto de Renda, disse nesta quarta-feira o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical.

 

Paulinho, que preside a Força Sindical, reuniu-se pela manhã no Palácio do Planalto com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, para apresentar a pauta de reivindicações.

 

As centrais querem que o governo aumente o salário mínimo para 580 reais, reajuste de 10 por cento para os aposentados, e a correção 'pelo menos equivalente à inflação' da tabela do Imposto de Renda. O Orçamento para este ano foi aprovado com um piso de 540 reais.

 

Paulinho disse que se as conversas não começarem diretamente com a presidente Dilma Rousseff ou com um ministro designado por ela até segunda-feira, na próxima terça todas as centrais procurarão a Justiça Federal nos Estados para mover ações contra o governo por conta da não correção da tabela do IR.

 

'Se eles não corrigirem, isso é um confisco. Queremos pelo menos a correção de 6,43 por cento referente ao INPC', disse Paulinho a jornalistas ao deixar o Palácio do Planalto.

 

O deputado avalia que o governo vai perder no Congresso quando for votar a medida provisória que fixa o mínimo em 540 reais.

 

'Existe uma insatisfação da base com relação a cargos', disse ele fazendo referência aos recentes atritos entre o PT e o PMDB para nomeação de vagas para o segundo escalão do governo.

 

O governo vem argumentando que fixou o salário em 540 em respeito ao acordo informal que já fez com as centrais, que estabelece uma fórmula de cálculo dos ajuste considerando a inflação, e o crescimento do PIB de dois anos antes.

 

Paulinho, entretanto, argumentou que o acordo com o governo tem uma cláusula que prevê uma revisão dos termos a cada quatro anos, e segundo ele, esse prazo venceu em dezembro do ano passado.

 

As centrais sindicais reuniram-se na terça-feira em São Paulo para discutir o salário mínimo e, segundo o sindicalista, já enviaram uma carta a Dilma com as reivindicações.

Fonte: G1.Globo

 
•  Leia mais notícias
 
       
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Etanol, Biocombustível,
Quimicas, Farmaceuticas e Plásticas de Guaira e Região

Sede: Avenida 15, 290 - Centro - CEP 14.790-000 - Guaíra / SP
Fone (17) 3331-4609  //  contato@stiguaira.com.br