Associe-se
Acordos Coletivos
Benefícios
Categorias Representadas
Convênios
Convenções Coletivas
Contribuições Online
Diretoria
Galeria de Fotos
Vídeos
História
Homologação Online
Informativos
Notícias
Newsletter
Denuncie
Fale Conosco
 
 
 
 

Guaíra   •  

 
Acidentes de trabalho caem 15% em 2009, diz Previdência
Data: 05/10/2010

número de acidentes de trabalho no ano passado caiu 15% ante 2008, segundo cálculos do diretor do departamento de políticas de saúde e segurança ocupacional do Ministério da Previdência, Remígio Todeschini. Para este ano, segundo o diretor, também será possível verificar uma queda de 25% do número de mortalidade geral, em comparação com 2009, por acidente de trabalho, o que representaria um total de 60 a 70 profissionais.

 

Segundo o diretor, a invalidez permanente e morte representam 28% de toda a acidentalidade do trabalho no Brasil.

 

Todeschini fez a avaliação após analisar os dados disponibilizados pelo Ministério sobre os valores do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) de 2011, na última sexta-feira. Essas quantias serão cobradas a partir de fevereiro do próximo ano, referentes a janeiro.

 

O fator acidentário é um multiplicador que varia de 0,5 a 2,0 pontos a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subsetor, segundo o risco da atividade. Esse fator incide sobre a folha de salários e serve para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.

 

O FAP varia todos os anos e é sempre calculado com base nas declarações de acidentes pelas empresas e dos registros da Previdência Social nos dois últimos anos. Como as microempresas recolhem seus tributos pelo sistema simplificado, o Simples Nacional, elas não fazem parte do levantamento do Ministério.

 

O documento reúne 922.795 empresas de 1,301 mil atividades econômicas.

Fonte: DCI

 
•  Leia mais notícias
 
       
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Etanol, Biocombustível,
Quimicas, Farmaceuticas e Plásticas de Guaira e Região

Sede: Avenida 15, 290 - Centro - CEP 14.790-000 - Guaíra / SP
Fone (17) 3331-4609  //  contato@stiguaira.com.br